O governador Mauro Mendes, que esteve em Brasília, na 3ª feira, defendendo juntamente com vários ministros do STF e do governo federal a liberação da ferrovia Sinop a Miritituba, comemorou a decisão, do ministro Alexandre de Moraes, deu aval para sejam retomados os procedimentos e estudos para implantação da Ferrogrão.
“Essa decisão representa uma vitória para Mato Grosso, para os mato-grossenses e para o meio ambiente. A Ferrogrão poderá ser um marco na logística e desenvolvimento do nosso estado e agora teremos a oportunidade de mostrar que é um modal viável e que vai reduzir o impacto ambiental das rodovias no escoamento da produção”, afirmou.
O projeto da Ferrogrão terá 933 km de trilhos, com investimento de aproximadamente R$ 20 bilhões. A partir do início, as obras devem ficar prontas em 9 anos e a ferrovia deve escoar 50 milhões de toneladas de grãos, por ano, do Nortão e Médio Norte até portos do Pará e seguindo para o exterior.
Conforme Só Notícias já informou, a decisão de Alexandre de Moraes libera os estudos e processos administrativos da Ferrogrão que tramitam no Tribunal de Contas da União (TCU), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no Ministério dos Transportes poderão ser retomados, “condicionando-se qualquer execução à autorização judicial desta corte para nova análise de todas as condicionantes legais, em especial as sócio-ambientais”.
TV SUPER SINOP CANAL 7.1/ COM SÓ NOTÍCIAS