O Aeroporto Presidente João Figueiredo em Sinop, registrou de janeiro a maio, movimentação de 194 toneladas de cargas aéreas diversas (produtos, equipamentos, dentre outros) desembarcadas e embarcadas no terminal, conforme levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil. O crescimento é de 44,42% em relação ao mesmo período do ano passado.
Só Notícias apurou que, em maio, foi o mês do ano com maior fluxo de cargas com 44,8 toneladas. Em abril mais de 41,6 toneladas foram transportadas, seguido de março 41,5, fevereiro 31,7 e janeiro 31,6. Durante o período foram 1,14 mil voos.
Já em Sorriso, nos cinco primeiros meses, são 69,67 toneladas de cargas aéreas, registrando aumento de 45,59%. Maio também foi o período do ano com maior número de embarques e desembarques (15,2 toneladas). Abril 14,3 toneladas, marco 14,5, fevereiro 12,6 mil e janeiro 13,1 mil. O número de voos foi de 210.
O volume de transporte de cargas aéreas ainda é tímido em relação ao modal rodoviário, entretanto, vem registrando crescimento devido algumas particularidades, como urgência e agilidade. Por outro lado, o custo ainda é o principal empecilho, já que o valor cobrado taxado pelo peso, ou seja, a relação entre o volume e o peso bruto em quilos da carga, o que acaba deixando mais caro caso ela seja muito volumosa.
TV SUPER SINOP CANAL 7.1 HD/SO NOTICIAS