Sábado, Setembro 28, 2024
InícioDestaquesGAECO debate com novos delegados em Mato Grosso necessidade de fortalecer combate...

GAECO debate com novos delegados em Mato Grosso necessidade de fortalecer combate a crimes ambientais

Data:

Promotores do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) manifestaram para 17 novos delegados de polícia, recém empossados, a necessidade de olhar mais atento para a área ambiental de Mato Grosso. O encontro contou também com a participação da titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Liliane Murata, e da secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Segundo a delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, que atua com investigações relacionadas a questões ambientais no GAECO, o treinamento foi uma oportunidade para discussões sobre metodologias de trabalho e procedimentos administrativos. “Foi um despertar para a importância da área ambiental. Além de apresentarmos um relato sobre as principais demandas nesta área, nos colocamos à disposição dos novos delegados para troca de experiências e informações”, explicou a delegada.

O promotor Marcelo Caetano Vachianno falou sobre o trabalho realizado pelo GAECO, destacando a atuação que resultou na operação Polygonum. A investigação, segundo ele, trouxe à tona várias fraudes que eram cometidas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e em laudos de tipologias de vegetação em imóveis situados na Amazônia Legal. “Foi uma das maiores operações já realizadas no Brasil dentro de um órgão ambiental. A investigação, que teve início em um processo corriqueiro, acabou chegando a várias células de uma organização criminosa que atuava dentro da Sema”, contou.

O promotor destacou a importância da integração dos órgãos de segurança pública e reforçou que o GAECO é uma força-tarefa interinstitucional. “O GAECO só está no Ministério Público por uma questão de logística. É um trabalho realizado com a cooperação de todas as instituições que participam desta força-tarefa permanente”, afirmou.

A secretária Mauren Lazzaretti abordou as principais frentes de atuação do órgão ambiental e apresentou alguns sistemas utilizados. Ela se colocou à disposição dos novos integrantes da Polícia Civil para o compartilhamento de informações e atendimento a eventuais demandas.

O GAECO é força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Socioeducativo e Polícia Penal.

TV SUPER SINOP CANAL 7.1 HD/ SO NOTÍCIAS

Notícias Relacionadas

Apoio de peso em Sinop

Como principal nome na corrida pela prefeitura de Sinop,...

Sinop: PSDB define Adenilson Rocha pré-candidato a prefeito

O vereador e suplente de deputado estadual Adenilson Rocha...

Sinop: empresária não descarta sair do PL e admite que pode compor com Dalton

A empresária Mirtes Leitzke Grotta, pré-candidata a prefeita, declarou,...
spot_imgspot_img
Wesley Ramos
Wesley Ramoshttps://tvsupersinop.com.br/
Wesley Ramos é Redator e Editor da TV SUPER SINOP CANAL 7.1 HD e Acadêmico do Curso de Jornalismo Pela Faculdade Estácio Sinop - MT

Receba Notícias

-Fique bem informado

- Nunca perca notícias com as notificações ativas

- Inscreva-se agora na nossa newslletter

Últimas Notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui