O Procon de Sinop festeja os 33 anos do Código de defesa do Consumidor com muita alegria, diante das grandes conquistas obtidas nos últimos anos. Em suma, neste período triplicamos os atendimentos presenciais/virtuais em razão da eficiência nos atendimentos. Instalamos o sistema virtual denominado PROCONSUMIDOR facilitando a vida dos consumidores e também dos fornecedores.
Neste novo tempo (janeiro de 2021 até a presente data), já atendemos entre o sistema antigo SINDEC e o atual ProConsumidor mais de 15.696 consumidores na sede do Procon. Isto se deve a eficiência nos trabalhos desenvolvidos somado aos atendimentos de qualidade. Porém, o melhor resultado é o percentual de conciliação, que chega a 80% das ações demandadas, demonstrando o equilíbrio econômico e a imparcialidade nos procedimentos.
No início da gestão, as questões consumeristas estavam relacionadas a questões essenciais (energia e água). Atualmente em face da imediata resposta aos processos administrativos, bem como o alinhamento com os fornecedores via canal direto (fone e sistema virtual), estas questões já deixaram o topo das reclamações. Hoje os assuntos financeiros estão em evidência, como as dívidas, compras pela internet, entre outros.
Nestes 03 anos focamos incessantemente no combate ao endividamento, e trabalhamos intensamente a orientação financeira, com a produção de material didático “OS COFRINHOS DE PROCÔNCIO”, tendo 16 mil exemplares distribuídos nas escolas, igrejas, CRAS, PROCON, etc. Focamos muito nos jovens, para que iniciem a vida de consumo com consciência, discernimento e prudência.
O objetivo é transformar Sinop em um polo de referência comercial, tanto na aplicabilidade do código, como na redução da inadimplência. Hoje, muitos fornecedores já estão resolvendo as questões consumeristas de imediato, não havendo necessidade de abertura de processo administrativo, o que é um grande avanço para o PROCON.
Estamos prestes a lançar um novo livro em parceria com a Academia Sinopense de Ciências e letras, do autor Dr. Alex Aleluia, visando advertir os consumidores em face do e-commerce e o mundo virtual, com o título: “NINGUÉM ENGANA A MINHA VOVÓ”. Em breve estaremos realizando também o lançamento deste excelente trabalho junto a sociedade.
Ao se tratar de campanhas, o PROCON é sempre destaque e já foram realizadas: Procon Vai às Escolas; Tchau Sufoco (renegociação de dívidas); Valorize o Comercio Local; Os Cofrinhos de Procôncio; em breve o lançamento do livro Ninguém Engana a Minha Vovó. Tudo isso tem por objetivo a harmonização do comércio local, tanto que a meta do Procon para o ano de 2024 é audaciosa, pois visa a CONCILIAÇÃO de 100% dos processos administrativos.
Este é o PROCON de Sinop, uma justiça eficiente ao alcance de todos, atendimento a altura do povo. Enfim, resgatamos a credibilidade junto à sociedade e ao comércio, por meio da conciliação. A melhor escolha sempre é a CONCILIAÇÃO, tanto que no mês de agosto a campanha Tchau Sufoco resgatou inúmeros consumidores para uma vida financeira saudável e equilibrada.
O PROCON é parceiro na construção de uma sociedade cada vez mais solidária. Estamos juntos nesta missão e nós podemos sim, dizer que estamos vencendo cada desafio em conjunto com fornecedores e consumidores, assim podemos comemorar e festejar os 33 anos do CDC nas ações realizadas a cada dia, na prática.
Qualquer dúvida de consumo ligue 3531-1512 ou 9-9998-8585.
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