A polícia em Sinop registou 1.642 ocorrências de estelionatos ao longo de 2023, conforme relatório da secretaria estadual de Segurança Pública, através do Sistema de Registro de Ocorrências Policiais. A média mensal foi de 136 ocorrências por mês ao longo do ano e diária de 4 casos. O aumento é de 20% em comparação com 2022 que registrou 1.361.
Já em Sorriso são 924 casos, conforme Só Notícias apurou de janeiro a dezembro, aumento de 16% em relação a 2022 (796). Por mês, houve média de 77 casos registrados e média de 2 por dia.
Não há estimativa do prejuízo no levantamento, entretanto, ao longo do ano, conforme apurou, houve diversas ocorrências que moradores perderam valores, que variam de golpes que chegam a R$ 60 mil, por exemplo.
Entre os golpes aplicados, especialmente através das redes sociais, desde o perfil falso em aplicativo, link falso, boleto falso, leilão de veículo, falso atendente de banco, venda de eletrônicos e eletrodomésticos, além de outros.
Recentemente, o delegado Sérgio Ribeiro, da delegacia de Sinop, orientou sobre procedimentos para evitar golpes pela internet. “É muito comum hoje a compra e venda utilizando sites, aplicativos e as demais redes sociais, só que, coloque uma dose a mais de cautela quando os anúncios forem em redes sociais, porque ali está público a todos e você tem pouco controle da origem dos objetos”, explicou.
O delegado acrescentou ainda que, golpistas utilizam vários métodos para enganar as vítimas. “Os estelionatários eles sempre usam um artifício, o cara é empresário, policial, promotor, é amigo, sempre tem algo para angariar a confiança e esta é uma das etapas da fraude. Nós temos quatro elementos para a fraude: o prejuízo, a enganação, a própria fraude e a vantagem ilícita obtida pelo estelionatário. Uma hora ele se passa por alguém ou outra hora é falsificar um documento, sempre no estelionato tem essa enganação, então as pessoas têm que ficar atentas e ter cuidado porque o negócio bom demais, pode ser fraude”, concluiu.
TV SUPER SINOP CANAL 7.1 HD/ SO NOTICIAS