A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou ontem detalhes da visita técnica que fez entre os dias 5 e 10 de setembro, ao longo da BR-163, entre o Mato Grosso do Sul e o Pará. A autarquia percorreu trechos de responsabilidade de três concessionárias diferentes: MS Via, Nova Rota do Oeste e Via Brasil.
O primeiro trecho percorrido teve início em Campo Grande e término na divisa do Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso. Na continuidade da visita técnica realizada, foi percorrido o segmento sob responsabilidade da Nova Rota do Oeste, vinculada agora ao governo do Estado de Mato Grosso.
A visita começou no Mato Grosso do Sul e foi até o entroncamento com a MT-220 em Sinop. Segundo a ANTT, cerca de quatro meses após a efetivação da troca de controle para o Governo de Mato Grosso, por meio da MT PAR, a Nova Rota do Oeste mantém um ritmo acelerado de obras.
“A duplicação entre Nova Mutum e Posto Gil está avançando rapidamente. A previsão é que 15 quilômetros sejam concluídos já em novembro deste ano. Essa expansão ajudará a melhorar a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários”, informou a Agência.
O último trecho percorrido foi o da Via Brasil, que vai de Sinop, no Mato Grosso, a Miritituba, no Pará. De acordo com a ANTT, a etapa inicial das obras de melhoria do asfalto entre Castelo dos Sonhos e Novo Progresso, no Pará, foi concluída com sucesso.
“Um segmento de 60 km passou por intervenções que aumentarão a durabilidade do pavimento e o conforto dos usuários, reduzindo consideravelmente o tempo de viagem. Além disso, outro segmento do trecho sob concessão, na BR-230, próximo às Estações de Transbordo de Carga (ETC) em Miritituba (PA), também recebeu melhorias significativas, com a recuperação de cerca de 32 km de rodovia, com ganhos efetivos para o acesso de caminhos aos terminais localizados no referido distrito de Itaituba”, destacou.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, que participou da visita técnica, destacou a importância dessas melhorias para os usuários das rodovias. ” As obras realizadas ao longo da BR-163 são fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos usuários que utilizam essa importante via de escoamento da produção brasileira. Estamos comprometidos em acompanhar de perto a evolução desses projetos e garantir que as concessões estejam alinhadas com as necessidades da população e da economia do país”, destacou Vitale.
TV SUPER SINOP CANAL 7.1 HD/SO NOTÍCIAS