Mato Grosso seguiu a tendência nacional de envelhecimento de população e tem 7,7% de homens e mulheres com mais de 65 anos, conforme último recorde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira. O levantamento apontou que a população de idosos era de 2,4% em 1980 e 5,1% em 2010.
O índice de envelhecimento mostra a relação de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população com até 14 anos. Quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população. Esse índice chegou a 34 em 2022 para Mato Grosso, indicando haver 34 idosos para cada 100 crianças.
Em 2010, esse índice era de 20, evidenciando o processo de envelhecimento da população no estado. Em Cuiabá o índice de envelhecimento foi de 41,8, em Várzea Grande 32,1, Rondonópolis 35,2, enquanto Sinop apresentou índice de 24 e Sorriso 19. O município com o maior índice de envelhecimento no Estado é São José do Povo (109,7) sendo o município de Sapezal, aquele com o menor índice de envelhecimento (10,3).
As pirâmides populacionais são um instrumento clássico para se analisar a alteração da estrutura etária de uma população por sexo, ao longo do tempo. A base da pirâmide representa as crianças, enquanto o seu topo é referente à população de idosos. O estreitamento da base da pirâmide e o alargamento do seu topo são fluxos que caracterizam uma população em envelhecimento e resultam da relação entre o processo de redução da fecundidade e mortalidade e variação do saldo migratório da população, ao longo dos anos. Em Mato Grosso, o grupo de crianças até 14 anos representava 43,2% da população em 1980 e 25,7% da população em 2010 e no último censo esse percentual foi de 22,7%.
Os dados do Censo também apontaram que a idade mediana de Cuiabá foi de 34 anos, ou seja, esta é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais idosa da população. Para Várzea Grande e Rondonópolis a idade mediana ficou na casa dos 32 anos, para o município de Sinop 30 e Sorriso 29 anos. As cinco cidades com população apresentando menor e maior idade mediana dos municípios de Mato Grosso ficaram entre 22 e 46 anos.
Ainda conforme o IBGE, no Brasil, número de idosos na população do país cresceu 57,4% em 12 anos.
As cinco cidades com população
apresentando menor e maior idade mediana dos municípios de Mato Grosso
Municípios com os cinco maiores e menores índices de envelhecimento da população residente em Mato Grosso
TV SUPER SINOP CANAL 7.1 HD/ SÓ NOTÍCIAS