Os deputados Wilson Santos (PSD), Janaina Riva (MDB), Maxi Russi (PSB), Paulo Araújo e Elizeu Nascimento (PL) vão compor a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, cuja primeira pauta do ano será a investigação do colega Gilberto Cattani (PL), acusado de quebra do decoro parlamentar pela OAB e Ministério Público Estadual devido a seus posicionamentos comparando mulheres feministas a vacas, inclusive com gravação de vídeos polêmicos.
Em um deles, sua própria esposa aparece “mugindo” feito vaca, e em outro ele pede desculpas aos animais por compará-los à mulheres feministas.
Wilson foi o primeiro deputado indicado nesta quinta (1) para a Comissão de Ética, em ato encaminhado à Mesa Diretora pelo líder do Bloco Experiência e Trabalho (PT, PSD, Rep), Lúdio Cabral (PT). Seu suplente será o deputado Diego Guimarães (Rep).
A deputada Janaína Riva, líder do Bloco do MDB e única mulher da Assembleia, disse à coluna que vai se auto-indicar como membro titular da comissão, mas somente depois que o presidente titular da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), retornar de licença médica, o que está previsto para a próxima semana – dia 8.
Os membros das comissões são indicados pelos líderes dos cinco blocos existentes na Assembleia (veja abaixo). Segundo a Coluna apurou, a Comissão vai avaliar os pedidos da OAB e do MPE, que querem o exclusão de Gilberto Cattani da Comissão de Direitos da Assembleia, e uma punição disciplinar pelos posicionamentos considerados misóginos e machistas, que podem ir de simpes advertência, censura pública, afastamento ou perda das funções
TV SUPER SINOP CANAL 7.1 /REDAÇÃO